PROGRAMA DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP (PRÉ-IC)
Pró-Reitoria de Pesquisa
EDITAL 2013
A Universidade de São Paulo, autarquia estadual, doravante denominada simplesmente USP, torna pública a presente CHAMADA DE PROPOSTA e convida os docentes das Unidades, ou equivalente, a apresentarem propostas de pesquisa para a realização do PROGRAMA DE PRÉ- INICIAÇÃO CIENTÍFICA, nas formas e condições a seguir estabelecidas.
1. CONSIDERAÇÕES GERAIS
• é de interesse da USP contribuir para o aprimoramento do ensino público básico mediante o Programa de Pré-Iniciação Científica, por meio do oferecimento de oportunidade para vivência em ambientes universitários, aos alunos do ensino médio (regular e técnico);
• a USP incrementa, por meio deste Programa, a articulação entre a Educação Básica e a Educação Superior, na expectativa de identificação de talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e de educação profissional e, por conseqüente, na melhoria do sistema de ensino público.
2. OBJETIVOS
O Programa de Pré-Iniciação Científica da USP visa a apoiar os projetos de pesquisa que possibilitem despertar e incentivar interesse pela atividade de pesquisa científica nos diferentes campos do saber, bem como a definição da área de interesse profissional de alunos da rede pública de ensino e a aproximação da Universidade aos Sistemas de Ensino Médio, mediante:
• o oferecimento de oportunidade de complemento da formação pessoal e aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional ao aluno participante;
• a inserção desses alunos na USP para o acompanhamento de atividades e convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica;
• o desenvolvimento de atividades científicas planejadas para o bolsista na linha de pesquisa do Orientador; e
• o acesso a outras atividades, como ciclos de seminários, simpósios, cursos, interação com outras Unidades.
3. FORMA DE APOIO
A USP apoiará a realização do Programa de Pré-Iniciação Científica por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP-USP), mediante aporte de recursos financeiros oriundos de convênios com entidades da iniciativa privada e órgãos de fomento, destinados à concessão de BOLSAS DE ESTUDO aos estudantes de nível médio, devidamente selecionados em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação para a participação em projetos de pesquisa desenvolvidos nos ambientes universitários dos diferentes campi e em todas as áreas do conhecimento. As Bolsas de Estudo terão duração de 12 (doze) meses, devendo ser solicitada em nome da Unidade da PROGRAMA DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP (PRÉ-IC) Aprovado no Conselho de Pesquisa de 5/12/2012 Pró-Reitoria de Pesquisa USP responsável pelo projeto e paga diretamente ao estudante mediante instrumento próprio.
Seus valores serão estabelecidos de acordo com o aporte financeiro destinado especificamente em rubrica própria nos convênios firmados pela USP.
4. MODALIDADE
Cabe às Unidades solicitarem, por meio de suas Comissões de Pesquisa (ou equivalente), a apresentação de propostas de pesquisa que contemplem a participação de estudantes de ensino médio, com dedicação mínima de 8 horas semanais. Os estudantes estarão vinculados à Unidade que apresentou a proposta durante a vigência do Programa e deverão ser acompanhados com a supervisão de um professor da escola de ensino médio (técnico ou regular). Será facultada ao estudante a solicitação de mudança de local de estágio dentro da Unidade, mediante avaliação da Comissão de Pesquisa (ou equivalente).
5. A QUEM SE DESTINA
Poderão apresentar propostas ao Programa de Pré-Iniciação Científica as Unidades da USP que tenham planos estruturados para realização dos estágios. Cada proposta (com um máximo de 8 alunos) deverá envolver apenas uma escola da rede de ensino. As Unidades poderão solicitar tantas bolsas quantas vagas e propostas de pesquisas tiverem disponíveis. No caso do número de propostas apresentadas ser superior ao número de bolsas consignadas pela PRP-USP, ficará ao encargo da Comissão de Pesquisa (ou equivalente) a designação dos docentes que receberão estudantes.
6. APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Os pedidos para participação no Programa de Pré-Iniciação Científica deverão ser encaminhados à PRP-USP, mediante o preenchimento de formulário específico no SISTEMA ATENA em cuja solicitação deverá estar explicitada, em no máximo 3000 caracteres um plano de trabalho contendo: campus, área, Unidade, Departamento, Laboratório, nome do docente responsável, outros colaboradores (pós-doutorandos ou doutorandos), título do projeto de pesquisa do docente, título do projeto de Pré-IC (sempre que possível, com linguagem clara para maior entendimento dos alunos do ensino médio e técnico), número de alunos solicitados, breve descrição do projeto de pesquisa ao qual os estudantes estarão vinculados e resumo do Programa
das atividades a serem cumpridas pelos alunos. As solicitações e apresentação das propostas serão anexadas pelo próprio docente (responsável pelo projeto) no SISTEMA ATENA e analisada pela Comissão de Pesquisa (ou equivalente), que deverá manifestar apoio às propostas indicadas e garantir a infraestrutura necessária para a realização destas. Após, a apreciação da
Comissão de Pesquisa (ou equivalente), a proposta impressa deverá ser enviada, por meio de processo, à PRP-USP.
7. ADMISSÃO, ANÁLISE E JULGAMENTO
Para admissão das propostas, o professor responsável pelo projeto deverá cumprir as seguintes exigências: título de Doutor, experiência em atividades de pesquisas científicas, tecnológicas e artísticas e experiência prévia em orientação. A análise inicial dos pedidos deverá ser feita pela Comissão de Pesquisa (ou equivalente).
O julgamento e a classificação final das propostas apresentadas serão feitos pela PRP-USP, obedecendo aos seguintes critérios:
1. Adequação da proposta ao edital;
2. Adequação das atividades dos estudantes aos objetivos da chamada. Não serão aceitas propostas cujas atividades sejam eminentemente técnicas, administrativas ou meramente de extensão.
8. EXECUÇÃO E ACOMPANHAMENTO
O Programa será desenvolvido por meio de uma parceria entre o orientador e o supervisor de cada projeto. O contato entre ambos deverá promover a integração dos alunos do ensino médio e ensino técnico de nível médio ao Programa. Assim, sempre que necessário e mediante a disponibilidade de ambos, deverão ser promovidos encontros que garantam a realização adequada das atividades e auxiliem no desempenho dos alunos envolvidos.
Caberá ao orientador:
a) Realizar atividades iniciais de recepção dos alunos do ensino médio e dos professores supervisores, com a finalidade de apresentar de forma clara as atividades previstas durante o estágio e conhecer o perfil dos estudantes, adequar as ações previstas às características do grupo e definir os horários e formas de participação dos alunos no plano de trabalho;
b) Envolver, se for de interesse, alunos de doutorado na orientação do grupo, garantindo, contudo, seu contato direto com os alunos.
Caberá ao supervisor:
a) Orientar quanto ao trânsito dos alunos à USP;
b) Orientar as atividades de transferência de experiências dos alunos do Programa para a escola de origem;
c) Atuar como elo de ligação entre a Comissão de Pesquisa (ou equivalente) da Unidade e os alunos sob sua supervisão;
d) Participar dos ciclos de palestras e seminários destinados aos alunos do Programa, conforme disponibilidade e mediante acordo prévio com o professor orientador; e
e) Orientar os alunos na elaboração do relatório e na apresentação do trabalho final no Seminário de Pré-Iniciação Científica.
Caberá ao aluno:
a) Apresentar, ao término do Programa, relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas, com parecer do orientador e do supervisor, a ser encaminhado à Comissão de Pesquisa (ou equivalente) da Unidade;
b) Realizar uma exposição sobre sua experiência em sua escola de origem, orientado pelo supervisor.
Caberá à Comissão de Pesquisa (ou equivalente) da Unidade:
a) Designar um docente para coordenação das atividades dos supervisores;
b) Fazer o acompanhamento da execução dos projetos;
c) Organizar e realizar ciclos de palestras e seminários destinados aos alunos do Programa, relacionando e integrando os conceitos científicos, culturais, tecnológicos e artísticos de acordo com a programação do Ensino Médio; e
d) Acompanhar o preenchimento dos formulários no sistema Atena.
A PRP-USP, em comum acordo com a SEE, fará divulgar orientações aos docentes, às Comissões de Pesquisa e aos supervisores da rede pública, sempre que oportuno, à quais todos deverão estar atentos.
A PRP-USP deverá realizar uma avaliação final do processo em cada Unidade e na Universidade como um todo.
9. CRONOGRAMA
No aguardo de informações da SEE/SP
Prof. Dr. Marco Antonio Zago
Pró-Reitor de Pesquisa da USP
--
Fabiola B. Parmejane
PCNPE BiologiaFone: 46689821
D.E. Itapecerica da Serra
